No final da tarde desta quinta-feira (30/03/2023), agentes da DRACO de São Luiz Gonzaga/RS, Brigada Militar e MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em atividades da Operação Hórus, realizaram buscas numa fazenda localizada no interior de Bossoroca/RS e localizaram uma aeronave bimotor, escondida nos matos da referida propriedade, com sinais visíveis de anterior ocultação de seu prefixo, em claro indicativo de que teria sido usada para transportar objetos de origem criminosa.
Na referida propriedade ainda foram localizados um caminhão, contendo em sua carroceria várias bombonas com solvente que pode ter vinculação com o tráfico de drogas, além de outras várias bombonas com o agrotóxico Paraquat (agrotóxico proibido no Brasil).
Em razão dos crimes, a aeronave, o caminhão e os produtos ilegais foram todos apreendidos. Tais objetos foram avaliados em aproximadamente 4 milhões de reais.
O proprietário da fazenda (morador de São Borja/RS) não foi localizado até o momento para ser ouvido a respeito dos fatos. O piloto da aeronave – que está registrada no Estado do RJ – também não se apresentou e nem foi localizado. Dois funcionários da fazenda foram detidos para esclarecimentos.
A DRACO informa que investiga o envolvimento da aeronave e das pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e o comércio ilegal de agrotóxicos proibidos.
Informações a respeito do paradeiro do piloto da aeronave e do dono da fazenda podem ser repassadas à DRACO por meio do telefone/Whatsapp (55)98423-6177 – garante-se o sigilo das informações e da identidade do informante.