Associação criminosa armada realizava furto abigeato e carnes eram transportadas de forma precária para venda em Caxias do Sul
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Pirapó, 27ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, com apoio de agentes da Draco de Caxias do Sul, coordenados pelo delegado Vitor Carnaúba, realizaram na manhã de hoje (11) uma ofensiva com objetivo de combater o crime de furto abigeato na região das Missões.
As investigações, coordenadas pelo Delegado de Polícia Anderson Pettenon, o qual responde pela Delegacia de Pirapó, apontam a existência de associação criminosa armada voltada à prática do furto abigeato na área rural, principalmente dos municípios de Pirapó e São Nicolau.
O grupo, segundo apurado, realizava o abate dos animais na região das Missões e transportava a carne em precárias condições para ser comercializada em Caxias do Sul. O abate dos animais se dava com disparos de arma de fogo.
Diante das provas colhidas, houve representação ao Poder Judiciário pela expedição de mandados de busca nas residências de seis investigados, sendo quatro alvos residentes no Bairro Esplanada, em Caxias do Sul e em outros dois locais nos municípios de Pirapó e São Nicolau.
Após o cumprimento das ordens judiciais, um homem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Caxias do Sul pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições. Demais objetos de interesse da investigação foram apreendidos.
As investigações persistem, em sigilo, a fim de identificar outros envolvidos. Não são descartadas novas prisões.
Participaram da ação policiais civis das delegacias de São Paulo das Missões, Pirapó, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, Dezesseis de Novembro e Roque Gonzales, além de agentes da Draco. A Polícia Civil esclarece a importância acerca da comunicação do furto abigeato por parte das vítimas a fim de que as investigações tenham êxito, bem como garante o absoluto sigilo das informações prestadas.
Fonte: Comunicação da 27ª Delegacia de Polícia Regional do Interior