A Polícia Penal do Rio Grande do Sul realizou, entre o começo da manhã e o início da tarde desta segunda-feira (26), uma revista geral na Penitenciária Estadual Modulada de Ijuí. Todas as celas das seis galerias da estrutura, dividida em três módulos, foram vistoriadas em busca de ilícitos. Ao todo, em oito horas de operação, foram feitas movimentações de mais de 700 apenados.
A operação envolveu mais de 150 agentes, entre operacionais dos Grupos de Intervenção das 2ª e 3ª Regiões Penitenciárias, da Inteligência, do Canil e da própria casa prisional, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar. Essa foi a primeira revista geral desenvolvida de forma integrada entre duas equipes táticas de diferentes regiões.
A ação teve como um dos objetivos coibir, preventivamente, práticas ilícitas em localidades apontadas pelo programa RS Seguro, do Governo do Estado, como com altos índices de criminalidade. Somente nos cinco primeiros meses do ano, de janeiro a maio, a Polícia Penal desencadeou 513 operações nos estabelecimentos prisionais.
O superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz, destaca a relevância da intensificação das revistas: “As operações nas casas prisionais são desenvolvidas de forma sistêmica e estratégica nas dez regiões penitenciárias, com o objetivo de contribuir para a redução dos índices de criminalidade no Estado. O sucesso das ações é consequência da qualidade dos nossos grupos táticos, somada ao empenho e dedicação de todos os policiais penais”, frisou.
Os titulares das 2ª e 3ª Delegacias Regionais Penitenciárias, Thiago Nothen e Irineu Koch, respectivamente, acompanharam a revista geral.
Fonte Rodrigo Borba/Ascom Polícia Penal