Na última sexta-feira (1º) uma guarnição do 2° Grupo Ambiental de São Borja fez o resgate de uma ave nativa identificada como Gavião-carijó (Rupornis magnirostris). Segundo informações de populares, ela teria atingido os fios de alta tensão e caído ao solo.
No momento da chegada da guarnição, aparentava estar desorientada, sendo de imediato levada para avaliação e atendimento veterinário. Após examinada e sem apresentar lesões aparentes, por orientação do médico veterinário, foi solta em seu habitat natural.
O Gavião-carijó é uma ave de rapina da família Accipitridae. É encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil. É a espécie predominante no país, sendo o terror dos galinheiros. Também é conhecido pelos nomes de anajé, gavião-indaié, gavião-pinhel, gavião-pinto, gavião-pega-pinto, inajé, gavião-pinhé, indaié, pega-pinto e papa-pinto.
Como toda ave de rapina, tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna, como regulador da seleção. Evita uma superpopulação de roedores e aves pequenas (como ratos e pombos nos centros urbanos), além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes.
Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar