Um assalto a carro-forte aconteceu no aeroporto de Caxias do Sul na noite desta quarta-feira (19). De acordo com o Batalhão do Choque da Brigada Militar, um grupo teria tentado roubar o veículo de transporte de valores. Houve troca de tiros, e um policial militar e um criminoso morreram no confronto. O policial foi identificado como Fabiano Oliveira, 2º Sargento da Brigada, de 47 anos. Em nota, a Brigada Militar informou que ele chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu.
Criminosos conseguiram fugir para uma área de mata. O grupo teria usado fardamento falso e duas caminhonetes com adesivos da Polícia Federal (PF). Os veículos foram vistos por moradores nas proximidades do aeroporto por volta das 19h e logo em seguida teve início o tiroteio. Eles chegaram a fazer os trabalhadores do carro-forte como reféns, mas as vítimas foram liberadas.
Desde que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi interditado, devido à enchente de maio, o Hugo Cantergiani tornou-se o principal terminal aéreo do Rio Grande do Sul, recebendo, além de passageiros, cargas, inclusive de de dinheiro.
Na noite desta quarta, após o assalto, seguranças isolaram o aeroporto, impedindo entradas e saídas. Por volta de 22h, ao menos 10 pessoas que estavam no local no momento do ataque seguiam aguardando liberação. Não há informação de feridos, além do policial e do suspeitos mortos. Uma locadora de veículos que fica em frente ao terminal foi atingida pelos disparos.
O Comando de Policiamento de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar foram acionados e, com as equipes do 12°BPM, realizam cerco policial em busca dos suspeitos.
Além da BM, Polícia Federal, Polícia Civil e Exército também atendem a ocorrência. Segundo o delegado da PF Noerci da Silva Melo, as equipes da corporação foram ao local por volta de 20h. Forças de segurança fazem bloqueio na Avenida Salgado Filho, que dá acesso ao aeroporto. Ambulâncias do Samu também foram acionadas.
Fonte: GZH