Na noite de quarta-feira, dia 24, às 23h30, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Santiago, os policiais militares prenderam em flagrante por embriaguez ao volante e desacato o prefeito de Capão do Cipó, Adair Fracaro Cardoso, 45 anos, eleito em 5 de março de 2023. O prefeito possui medidas protetivas para não se aproximar da ex-esposa, porém ele passou diversas vezes em um bar onde ela estava, o que levou a ex-esposa a ligar para a Brigada Militar. A guarnição de serviço foi até o local e constatou que o veículo indicado estava trafegando em zigue-zague pela rua e subiu na calçada.
Os policiais abordaram o condutor Adair e ele começou a desacatar os agentes que o abordaram. Fracaro chamou os policiais de “corruptos” e afirmou que o sargento comandante da Brigada Militar de Capão do Cipó também é “corrupto”. Ele ainda disse que “todos os policiais são corruptos” e que, por ser prefeito, poderia fazer o que quisesse com os policiais.
Além disso, Cardoso apresentava visíveis sinais de embriaguez, como vestes desalinhadas, andar desequilibrado e hálito etílico. Os policiais ofereceram a ele o teste do etilômetro, mas ele recusou-se a fazê-lo.
Os policiais conduziram Cardoso ao hospital e, em seguida, à Delegacia de Polícia para as providências necessárias. A delegada plantonista determinou a prisão em flagrante por embriaguez ao volante e desacato. Após os procedimentos legais, o prefeito foi encaminhado ao presídio de Santiago.
Como não havia um condutor habilitado, os policiais recolheram o veículo a um depósito credenciado.
A defesa do prefeito informou que somente se manifestará em juízo.