Uma nova frente fria trará chuva forte e alerta de inundações para o Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, o primeiro dia de primavera, iniciada neste domingo (22), veio acompanhado por instabilidade nas regiões Sul e Campanha, quadro que deve se acentuar ao longo da semana.
A perspectiva de chuva intensa motivou a emissão de dois alertas, um meteorológico e outro hidrológico, pela Defesa Civil do RS neste sábado (21).
A previsão é de que chova até 300 milímetros sobre áreas da Campanha e do Sul do Estado, valor considerado alto. Em Bagé, por exemplo, a o acumulado médio costuma ser de 142 milímetros ao longo de setembro, e de 131 milímetros em Rio Grande.
- Domingo (22) – A chegada da nova frente fria acontece durante a noite a partir da fronteira com o Uruguai, associada a uma baixa pressão na Argentina. O fenômeno traz chuva forte, temporais isolados, descargas elétricas e possibilidade de granizo, em especial nas regiões da Campanha, Sul e Costa Doce. São esperados volumes de 25 a 50 milímetros por dia e rajadas de vento acima dos 80 km/h, conforme a Defesa Civil.
- Segunda (23) – Ainda de madrugada, devem ocorrer pancadas de chuva e temporais pontuais na Campanha, no Sul, na Costa Doce, na Região Metropolitana de Porto Alegre e nos Litorais Sul e Médio, com acumulados de 50 a 100 milímetros por dia e rajadas de vento de 40 a 75 km/h. A maior quantidade de água deve cair entre as regiões de Bagé, Chuí e Pelotas.
- Terça (24) – A instabilidade deve estacionar sobre o Rio Grande do Sul e manter a chuva sobre boa parte do Centro-Sul gaúcho, em regiões como Oeste, Campanha e Sul. Há risco elevado de temporais, com chuvas de 60 a 110 milímetros por dia e rajadas de até 60 km/h. A temperatura não deve se elevar muito ao longo do dia.
- Quarta (25) – A frente fria permanecerá estacionária, trazendo chuvas de 70 a 120 milímetros por dia na metade Sul e risco de temporais à tarde, com rajadas de 40 a 60 km/h.
- Quinta (26) – A frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul, com chuvas moderadas a fortes no Norte, Nordeste, Serra, Litoral Norte, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre, acumulando 30 a 70 milímetros por dia.
Com a chuva intensa, a Defesa Civil emitiu alerta hidrológico laranja – o segundo pior nível –, que indica risco de inundação para rios Quaraí, Ibirapuitã, Santa Maria, Negro, Piratini, Jaguarão e arroios do Sul. O cenário implica possibilidade de elevação em corpos hídricos, inundações e alagamentos em áreas urbanas.
Há, ainda, situação de alerta amarelo para as bacias da metade Sul, incluindo Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Litoral Médio. O alerta indica risco de elevação de arroios e rios menores, com possíveis inundações e alagamentos urbanos em áreas com chuvas intensas.
Fonte: GZH