“Enchentes marcantes de São Borja: registros sobre a mais impactante (1983) e a mais extensa (2023)” foi o tema abordado, na manhã desta quinta-feira (06/06), no auditório do CSCJ São Borja, para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Em atividade alusiva à Semana Mundial do Meio Ambiente, o professor da Uergs José Rodrigo Caresani e a professora da Unipampa Adriana Duval apresentaram pesquisas, respectivamente, sobre a enchente mais longa e a mais impactante que o município já enfrentou.
O professor Rodrigo fez o lançamento de um documentário audiovisual no qual explana sobre características, consequências e curiosidades relacionadas à enchente de 2023, que durou 57 dias.
A professora Adriana relatou sobre a enchente que atingiu cerca de cinco mil pessoas, que ocorreu quatro décadas antes, em 1983. As informações foram extraídas de publicações da Folha de São Borja à época. Esse conteúdo foi coletado para a confecção do livro-reportagem de sua aluna de jornalismo Moiziane Utzig, que produziu a obra como Trabalho de Conclusão de Curso.
Créditos: Assessoria do evento
Fotografia: Guilherme Minozzo