O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para perigo de tempestade em praticamente toda a extensão do Rio Grande do Sul. A área que pode ser atingida pela chuva volumosa e vento forte está indicada no mapa pela cor laranja.
Segundo o instituto, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm/dia, enquanto os ventos podem atingir a velocidade de 100 km/h. Há possibilidade de queda de granizo, segundo o comunicado.
Também existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, conforme o Inmet. O alerta é válido até às 10h desta quinta-feira (11).
Os alertas existem para que haja tempo suficiente para avaliar a situação e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais, como tempestades.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.
Nuvem prateleira em Palmeira das Missões
Uma nuvem prateleira cobriu parte do céu de Palmeira das Missões, na Região Noroeste. Nas imagens registradas por Lucas Soares é possível ver a nuvem avançando sobre uma área de campo do município.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, esse tipo de nuvem é uma “shelf cloud”. Traduzido do inglês para português, uma “nuvem prateleira”. Ela recebe essa denominação por se assemelhar a uma “prateleira de nuvens” abaixo da tempestade.
A nuvem prateleira geralmente está associada a uma tempestade e ventos fortes. Com relação ao formato, ela possui uma borda nítida e horizontal. As cores podem variar entre tons de cinza, azul ou verde.
Fonte: G1