Orientação é de que população monitore as bacias dos rios, que já estão em situação de atenção, alerta ou inundação.
Após intensas chuvas nos últimos dias, o Rio Grande do Sul tem novo aviso de risco de temporais para esta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, que indica perigo, para a possibilidade de aguaceiro de 200mm até sexta-feira (15) para a metade sul do Estado, podendo chegar a 300mm em alguns pontos. Para que se tenha uma ideia, a média do mês em grande parte dessa região varia entre 140mm e 180mm.
Pode haver queda de granizo e ventos intensos, condições que geram uma ameaça de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, Marcelo Schneider, relatou que a chuva forte deve acontecer, em um primeiro momento – que compreende a manhã de segunda (11) à manhã de terça-feira (12) –, na região próxima à fronteira com o Uruguai, onde ficam municípios como Jaguarão, Chuí, Bagé, Santana do Livramento e Alegrete. A intempérie também pode se estender para o entorno de Canguçu, Encruzilhada do Sul e São Gabriel, onde há condições, ainda, para queda de granizo.
O forte calor registrado nesta segunda será substituído por uma frente fria que deve fazer as temperaturas despencarem. Se na tarde desta segunda a estação meteorológica do Inmet no Jardim Botânico, em Porto Alegre, registrou 33,6°C, a previsão é de que a máxima não passe dos 23°C nesta terça. Isso deve se repetir em todas as regiões do Estado.
São áreas de instabilidade que vão formar uma frente fria durante a madrugada, e essa chuva, que começa hoje (segunda), se sente pelo menos até quinta-feira (14) — explica Schneider.
Entre terça (12) e quarta (13), a chuva terá um deslocamento lento pela metade Sul, que, gradualmente, avançará para outras regiões do RS, mas já com uma intensidade menor. Nos municípios próximos à fronteira com o Uruguai, pode chover até 100mm em um único dia.
A principal preocupação é com as cheias nos rios, diante das precipitações que já ultrapassaram o previsto para setembro em diferentes municípios. Em Santa Maria, por exemplo, a média dos últimos 30 anos para este mês é de 155mm. De 1º às 9h 11 de setembro, contudo, o acumulado já foi de 236mm. Em Jaguarão, a média é de 115mm, já caíram 150mm e a previsão é de que chovam mais 160mm somente no período entre terça e o final de quinta-feira, conforme a Climatempo.
Teremos outro ciclone extratropical entre quarta e quinta-feira, que vai trazer mais chuva e mais umidade, o que favorece a ocorrência de uma chuva bastante significativa. Isso em uma situação na qual o Rio Grande do Sul já superou a média climatológica prevista para o mês e os níveis dos rios ainda estão muito altos — observa a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo.
Apesar do estado de alerta, a previsão é de que não chova tanto quanto no primeiro evento climático no mês, que causou a inundação que gerou a destruição de cidades e o registro de mortos e desaparecidos no Vale do Taquari. A tendência, de acordo com Maria Clara, é que essa chuva seja semelhante à observada durante o feriado de 7 de setembro.
Fonte: GZH