O sol aparece com nuvens em todas as regiões nesta terça-feira, mas no Nordeste do estado, sobretudo entre a Serra e o Litoral Norte, ainda ocorre garoa no começo do dia no Rio Grande do Sul. Da tarde para a noite, a nebulosidade aumenta e o tempo tende a se instabilizar com chuva e chance de trovoadas em pontos do Oeste, Noroeste e do Norte.
Trata-se de instabilidade que dominará o estado com chuva, localmente forte, e risco de temporais isolados por uma área de baixa pressão. Esta terça começa fria, com marcas abaixo de 5ºC no Sul gaúcho, Fronteira e na Campanha, mas a tarde será amena e agradável.
As mínimas rondam os 6ºC em São José dos Ausentes e os 3ºC em Santana do Livramento e Bagé. As máximas, por sua vez, não vão além dos 21ºC em Santa Cruz do Sul e 24ºC em Santa Rosa. Em São Borja, os termômetros variam entre 12ºC e 23º.
Verão no domingo e inverno na segunda-feira. Os gaúchos experimentaram uma enorme variação térmica com mudança de temperatura de até 20ºC no mesmo horário. O Rio Grande do Sul saiu da tarde mais quente do inverno para uma das mais frias desta estação.
A maior temperatura registrada domingo no estado foi de 33,7ºC em Parobé. Segunda, na mesma hora da máxima do dia anterior, a temperatura na cidade era 14,4ºC. No Vale do Rio Pardo, no meio da tarde do domingo fazia 33,0ºC em Vera Cruz e na segunda à tarde, apenas 13ºC. Esta enorme queda de temperatura foi observada em muitas outras cidades
O Rio Grande do Sul estava sob uma massa de ar muito quente no domingo, mas chegou uma frente fria acompanhada de uma massa de ar frio com chuva e rajadas de vento que ficaram entre 50 km/h e 70 km/h em muitas cidades.
Fonte: Correio do povo