Os eleitores gaúchos escolheram neste domingo os futuros prefeitos, que assumem os Executivos municipais em 1º de janeiro de 2025. Dos 497 municípios, apenas os cinco maiores colégios eleitorais decidirão as eleições em segundo turno.
Entre os 492 eleitos, apenas dois candidatos se autodeclararam negros. Foram eleitos 484 pessoas brancas, cinco pardas e um candidato que não informou. Capela de Santana, na Região Metropolitana, e Vale do Sol, no Vale do Rio Pardo, terão prefeitos negros em 2025. Nos dois municípios, a tendência é de governos de continuidade.
Em Vale do Sol, José Valtair dos Santos “Nego” (PP) é o prefeito eleito. Santos fez 3.700 votos, 54,55% dos válidos. Ele venceu a candidata do PRD, Susana Rohlfes, que fez 3.083 votos, ou 45,45%. Eleitos pela coligação “PP e PL juntos com o povo”, Santos terá como vice Alexandre da Mota (PL), autodeclarado pardo.
Servidor público municipal, Nego atualmente é vice do prefeito Maiquel Silva, que está no segundo mandato. No site do Tribunal Superior Eleitoral, a ocupação informada pelo candidato é “outros”.
Oziel Rangel (PP) foi eleito prefeito de Capela de Santana com 55,63% dos votos válidos. O prefeito eleito foi o candidato escolhido por 3.630 eleitores. Seu oponente, Professor Laércio (PT) fez 2.895 votos, 44,37% dos válidos.
Rangel atualmente é vereador e foi eleito pela coligação “Capela não pode parar”, composta por Republicanos, PP, PDT e União Brasil. A expectativa no município é de que o prefeito eleito faça um governo de continuidade do trabalho do atual mandatário, Alfredo Machado, do mesmo partido.
Fonte: Correio do povo