Santo Ângelo inovou em sua Política de Proteção Animal ampliando a disponibilidade de serviços aos pets de famílias de baixa renda, com o funcionamento da Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA).
A unidade presta serviços de baixa complexidade, como atendimento veterinário, consultas, dispensação de medicamentos básicos, aplicação de vermífugos, vacinação e receituário e, em casos mais graves, os animais domésticos são encaminhados para atendimento especializado em clínica licitada pelo município. Esta é a segunda UBASA em atividade no Rio Grande do Sul, a primeira foi inaugurada em Tramandaí, em novembro do ano passado.
O atendimento é gratuito, com prioridade para famílias com renda de até dois salários mínimos e organismos de proteção animal. “Ninguém deixará de ser atendido, porém a lei prevê gratuidade apenas para famílias de baixa renda. Para outras situações, prestaremos os primeiros socorros e faremos o devido encaminhamento. A saúde dos animais é a nossa prioridade”, assinalou a diretora do setor, Paola Wojciechowski.
A expectativa do Setor de Bem–Estar e Proteção Animal é firmar convênio com o Curso de Medicina Veterinária da URI Campus Santo Ângelo, segundo Paola, o mais breve possível, para a oferta de exames laboratoriais para os pets assistidos pelo município, como Raio-X, ultrassonografia, hemogramas e outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo Ângelo