O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, anunciou o início das obras de 12 microaçudes em diferentes localidades do interior do município. A iniciativa faz parte do programa Avançar na Agropecuária, do Governo do Estado, em que o município foi contemplado no último ano, como forma de incentivo e apoio aos pequenos produtores.
Bonotto destacou a importância da ação: “o homem do campo é essencial para toda a comunidade. É de onde vem a renda e o sustento para nosso município. Investir em melhorias para os moradores do interior é apostar em quem tanto faz por nós”. Ele comenta ainda: “nossas equipes junto com a Emater já estão organizadas para nesta terça-feira já dar início às obras, beneficiando os primeiros contemplados. Sabemos que há uma grande demanda e nossa expectativa é conseguir por meio da Gestão Municipal, beneficiar outras famílias”, pontua.
A definição dos produtores beneficiados com a implantação dos microaçudes foi realizada durante reunião dos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Borja, e a avaliação de viabilidade técnica nos locais foi feita pela Emater. Os microaçudes têm área de 40 por 50 metros e dois metros e meio de profundidade, o que significa capacidade de 15 metros cúbicos de captação de água. O custo estimado de instalação é de até R$ 20 mil por unidade hídrica, devendo ser utilizados exclusivamente para fins de irrigação, como de pastagens, pomares e outros projetos similares.