A Secretaria Municipal de Saúde de São Borja – Fronteira Oeste do RS – por meio do Departamento Vigilância em Saúde, acelera o trabalho de borrifação intradomiciliar nas áreas com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, visando conter a proliferação das doenças transmitidas pelo vetor.
Com o aumento das temperaturas e das chuvas, a propagação da dengue se intensifica, representando risco à saúde da população.
Para enfrentar o desafio crescente, equipes de saúde estão percorrendo as regiões identificadas como prioritárias, aplicando inseticidas em ambientes residenciais e nas instituições educacionais.
A veterinária da Vigilância em Saúde, Janaina Pereira Leivas, avalia que a borrifação intradomiciliar é uma estratégia fundamental no controle da dengue. Por meio da iniciativa, segundo Janaina, é possível reduzir exponencialmente a proliferação do Aedes aegypti.
Por sua vez, a secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, destaca a importância do trabalho em conjunto, tornando-se essencial que a comunidade esteja engajada no esforço de combate ao vetor.
“Cada um pode e deve fazer a sua parte, adotando medidas simples para evitar a reprodução do mosquito”, diz.
Além da aplicação de inseticidas em alguns pontos, a campanha de combate à dengue inclui atividades de conscientização e educação nas escolas, além de orinetações para a população, frisando a importância da eliminação de recipientes que possam acumular água a exemplo de pneus velhos, garrafas, latas e vasos, conclui.
No momento, São Borja registra 1103 notificações, 148 casos confirmados, um óbito, além de 10 hospitalizados entre pacientes positivos e suspeitos.
Fonte: Correio do povo