A partir da última semana, foi deflagrada operação de ampliação da fiscalização e inspeção em relação à qualidade das carnes e demais produtos de origem animal que entram na cidade. A finalidade é proteger os consumidores, a partir da comprovação de qualidade e da origem. A ação é de iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA). Participam o Departamento de Inspeção Sanitária Animal da secretaria, dirigido pela médica veterinária Tais Fiorina, e o Serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda dão apoio a Brigada Militar e a Inspetoria de Defesa Agropecuária.
A fiscalização de origem animal é realizada nos principais acessos à cidade e vai se repetir como uma prática rotineira, segundo destaca o secretário de Agricultura, Eugênio Dutra. Será feita a abordagem de caminhões frigoríficos e mesmo de automóveis que ingressam na região urbana. A iniciativa não visa coibir a comercialização e o consumo de carnes, mas garantir a qualidade do produto.
O prefeito Eduardo Bonotto acha acertada a operação, “pois visa preservar a saúde pública”. No mesmo sentido, o secretário Eugênio Dutra ressalta que “o nosso objetivo é garantir que os são-borjenses tenham na mesa produtos sadios, com procedência comprovada e liberados do ponto de vista sanitário”.
Fonte e foto: Prefeitura de São Borja