Na tarde desta quinta-feira 22/04 por volta das 13Hs foi cumprido mandado de busca e apreensão no interior do Presidio Estadual de São Borja. As buscas foram realizadas na galeria A, onde estão presos que se denominam da facção criminosa PCI (Primeiro Comando do Interior).
As buscas seriam realizadas somente em duas celas sendo ela a 5 e 8, mas após realizada a entrada e tomada da galeria pelos agentes houve uma reação por parte da massa carcerária a qual num primeiro momento não quis aceitar a intervenção.
Os presos reagiram batendo nas portas e tentaram agredir os servidores, com pedaços de madeira e ferros, através das portinholas das celas, danificando várias portas .
Após conter toda a galeria, os presos foram retirados das celas e revistados pelos policiais penais e policiais civis. No decorrer da operação chegou a Brigada Militar para auxiliar no reforço da segurança.
Foi utilizado o cão farejador Zulu do canil da BM para auxiliar nas buscas. Devido a revolta da massa carcerária, as buscas que seriam destinadas apenas as celas 05 e 08, foram estendidas a todas as celas da galeria A.
No local durante as buscas foram encontrados e apreendidos 10 aparelhos de celular inteiros, 11 celulares quebrados, 22 buchas de maconha, 114 buchas de cocaína, 12 baterias de celulares, 12 carregadores, 06 fones de ouvido.
Apesar dos transtornos, a operação foi realizada dentro da normalidade, ficando somente um servidor ferido superficialmente em um dedo da mão, sem gravidade.
Participaram da operação 16 policiais penais, 08 policiais civis, 10 policiais Militares, já o efetivo prisional é de 270 apenados
Informações e fotos: Comunicação Social Polícia Penal