Entre os cinco museus que são administrados pela Prefeitura, o Museu do Esporte Alcino Rosa é o que foi instalado mais recentemente. Possui, atualmente, 170 conjuntos de diferentes bens, que compõe o seu acervo. Ligado à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL), o espaço de referências materiais e imateriais da atividade esportiva de São Borja trabalha, atualmente, para ampliar o seu acervo museológico, bem como o local de funcionamento.
Depois de um longo período de recesso, devido à pandemia do Coronavírus, o espaço cultural foi reaberto durante a 19ª Semana Nacional de Museus, respeitando os protocolos de distanciamento social. O ex-atleta Polaco, que, aos 16 anos, começou, no estádio General Vargas, sua carreira no futebol pelo Inter / SB, aproveitou o evento para revisitar seu passado. Além de atuar em São Borja, jogou em 21 diferentes clubes no Estado e no País, conquistando vários títulos regionais e nacionais.
O Museu do Esporte foi instalado no parque esportivo, hoje o Parcão da cidade. Já o Departamento de Esportes a que está subordinado, que estava acordado junto ao Memorial João Goulart e à SMCTEL, não foi iniciado o ano transferido para o Parcão, para facilitar suas ações. O local, é onde foi o antigo estádio do Internacional. Obras de ampliação do espaço do museu já estão em andamento, ao mesmo tempo, começa uma campanha de busca de novas peças da memória esportiva são-borjense.
O diretor do museu e do Departamento de Esportes, Zé Dubal, informa que são buscadas referências materiais principalmente nas áreas de motonáutica, tênis e artes marciais. O prefeito Eduardo Bonotto avalia como “muito oportuna a inciativa”, lembrando que, em relação à motonáutica, São Borja conquistou título estadual com Edmundo Ferreira pela Escuderia Vips. Já no tênis, Joaquim Espíndola foi campeão gaúcho pelo Amizade Tênis Clube.
Por seu turno, a secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vânia Alves, avalia a prática esportiva “como uma das mais salutares para o corpo e para a alma”. Nesse sentido, ela destaca que, um exemplo dos demais setores da sua secretaria, ações inclusivas são prioritárias também no esporte. Assim, projetos voltados a pessoas com necessidade especiais precisarão ser implementados.
Acervo
O acervo do Museu do Esporte Alcino Rosa guarda a história das atividades da maioria dos setores esportivos em São Borja. Nenhum local o frequentador verá acervos sobre futebol de campo, futsal, bocha, vôlei, ciclismo, basquete, maratonas e tênis.
Entre as peças, estão fotos, banners, certificados, quadros, camisetas, medalhas, troféus, bustos, chuteiras, faixas, documentos, troféus, chaveiros, taças e painéis.
Ainda podem ser vistas notícias publica das imprensa sobre a rotina ou conquistas esportivas. A história sobre as instituições esportivas locais também pode ser consultada. A expectativa é através da Campanha de arrecadação de mais materiais, poder ampliar e diversificar o material de exposição.