Uma ampla comitiva são-borjense, com representantes da OAB, CDL e Acisb, além de lideranças políticas como o deputado Eduardo Loureiro (PDT) e o senador Luis Carlos Heinse, realizou reunião na Corregedoria-Geral de Justiça do TJ, solicitando que a Comarca de São Borja tenha sua estrutura judicial ampliada, passando de entrância intermediária para entrância final recursal.
Isso qualificaria a Comarca de São Borja como polo judicial, facilitando o trabalho de advogados e demandantes. Atualmente, tramitam na comarca são-borjense mais de 15 mil processos. Hoje, no Rio Grande do Sul apenas as comarcas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria são de entrância final.
No entanto, o Tribunal de Justiça já remeteu para a Assembleia Legislativa o projeto para elevar as comarcas Santo Ângelo, Bagé, Canoas, Erechim, Gravataí, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Uruguaiana e Viamão. Assim, a comitiva de São Borja pede que, num novo projeto para elevar entrâncias no interior, o pedido do município seja contemplado.
Fonte: Tribunal de justiça