Ao proceder a entrega de alevinos a piscicultores, esta semana, o secretário da Agricultura e do Meio Ambiente em São Borja, Eugênio Dutra, confirmou a implementação de um programa de abertura de 50 tanques ou açudes no interior do município. A finalidade é principalmente atender demandas da agricultura familiar, e a orientação é no sentido de que os produtores façam inscrição e cadastro na Emater, visando à instalação dos mananciais. Uma das finalidades é estimular a criação de peixes, como alternativa de geração de renda ou mesmo apoio à rotina alimentar.
O secretário espera que entre os meses de junho e julho possa ser iniciada a implantação dos tanques ou açudes. Destaca que, além da piscicultura, os sistemas hídricos também podem ser utilizados para irrigação. “Queremos estimular que o produtor incremente ações de irrigação do seu pomar, da sua horta ou mesmo de pequenas lavouras e pastagens”, exemplifica Eugênio Dutra.
O pedido é para que, nas próximas semanas, os produtores interessados dirijam-se à Emater para fazer a inscrição. Técnicos da Emater farão avaliação do local em que o manancial é pretendido, elaborando, após, tendo que seguir regras ambientais de licenciamento. A ideia é desenvolver em sequência vários projetos na mesma localidade ou região do município, para que a operação fique mais racional e barata.
A implementação do programa de instalação de açudes será colocada em prática com a aquisição de uma escavadeira hidráulica para a Secretaria da Agricultura. O equipamento, com investimento na ordem de R$ 500 mil, está sendo adquirido com recursos federais do Ministério da Agricultura, viabilizados pelo deputado Jerônimo Georgen e o vereador André Dubal. “Normalmente a nossa secretaria cede a máquina e seu operador, cabendo ao produtor beneficiado garantir o valor do óleo diesel gasto” diz o secretário.
Por seu turno, o prefeito Eduardo Bonotto ressalta que, “desde o início da nossa primeira gestão administrativa, em 2017, o apoio à agricultura familiar tem sido prioridade”. Acrescenta que, para tanto, “estamos permanentemente aprimorando as condições operacionais da Agricultura municipal”. Bonotto cita como exemplo o fato de que a secretaria passará a dispor, temporariamente, de duas escavadeiras hidráulicas, este ano. Uma das dragas será patrimônio do município e outra vem como cedência do Estado do Rio Grande do Sul.
Alevinos
Na última terça-feira (20/04), quase 6,7 mil exemplares de alevinos foram entregues pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Foram diretamente beneficiados 20 produtores do município, que vão iniciar ou ampliar atividades de piscicultura. Uma granja de Ijuí foi a fornecedora das encomendas entregues. A entrega foi no Parque Esportivo General Vargas, o Parcão.
O secretário Eugênio Dutra diz que, através de condições facilitadas, produtores familiares poderão investir na expansão de mais essa ação produtiva. O secretário observa, ainda, que com a colocação em prática do programa de tanques e açudes, poderemos ampliar a produção de peixes. Além disso, será melhorado o serviço de irrigação na propriedade, “o que significa mais produção e produtividade”.
Fonte: DECOM