Durante a semana, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, esteve realizando em 15 estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios como açougues e mercados, a coleta oficial de amostras dos produtos registrados no SIM (Serviço de Inspeção Municipal).
Após a coleta do material, e a fim de agilizar o processo de análise e conservação adequada, nesta quarta-feira (17/03), a Prefeitura colaborou com o transporte e deslocamento das amostras, o qual é realizado em laboratório na cidade de Lajeado, onde são feitos exames microbiológicos e físico-químicos, verificando se o produto é próprio para o consumo. Os demais estabelecimentos registrados no SIM, também realizarão os exames laboratoriais dos seus produtos, enviando por transportadora, posteriormente.
O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que “a Administração Municipal tem trabalhado incansavelmente para agilizar o processo de regularização dos produtos junto ao SIM, tornando possível a adesão do SUSAF junto ao Governo do Estado. Já realizamos reuniões, capacitações e contato direto com os comerciantes e laboratórios cadastrados, tudo para que a regularização seja possível o mais breve e da melhor forma para todos”.
Já o secretário da SMAMA Eugênio Dutra, afirma que “quem ganha com essa análise laboratorial é o consumidor desses produtos de origem animal, pois os exames vão determinar a presença ou não de bactérias”. Lembra ainda, que o apoio da Prefeitura está sendo fundamental, uma vez que o custo para a realização desses exames, mesmo com o Bônus Metrologia, proporcionado pelo SEBRAE, torna-se caro para os pequenos estabelecimentos, sendo assim, dentro do possível, o Poder Público está dando o suporte necessário.
As amostras foram coletadas pela médica veterinária responsável pelo SIM, Patrícia do Amarante, em conjunto com os médicos veterinários responsáveis técnicos dos estabelecimentos, Fabrício Prestes, Marco Vigna e Flávio Araújo.