Amostras serão enviadas à Fiocruz. Suspeita é de que nova variante do vírus esteja atingindo a cidade. Mais de mil estão em isolamento
De todos os 24 municípios de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), o caso mais preocupante é o de São Borja. A informação foi confirmada pelo coordenador Iury Sommer Zabolotsky.
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de São Borja na quinta-feira (11), o município apresentou 143 novos casos da doença em 24 horas. Ao todo, 809 estão com vírus ativo, 602 casos são considerados suspeitos e 1.149 pessoas encontram-se em isolamento domiciliar. Um dos dados mais impressionantes da cidade, que possui cerca de 60 mil habitantes, refere-se ao número de pacientes internados no Hospital Ivan Goulart, o único de São Borja. Ao todo, 97 pessoas infectadas pelo vírus estão hospitalizadas.
Nos últimos 10 dias, o município registrou 24 mortes por covid-19, chegando ao total de 95 óbitos. Segundo Iury, os dados impressionantes confirmam que São Borja enfrenta um surto da doença e que a gravidade da situação tem chamado a atenção das autoridades de saúde.
Conforme Iury, o Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen), à pedido da 12ª CRS, irá enviar à Fiocruz, no Rio de Janeiro, amostras coletadas de pacientes infectados em São Borja para averiguação. A suspeita é de a nova variante do coronavírus, já identificada em outras regiões do país, esteja atingindo o município, sendo uma das responsáveis pela explosão de casos.
Por: Rádio Missioneira