Nilva Maria dos Santos de setenta anos é natural de Rio Pardo, mas há muitos anos vive em São Borja, ela que ama esta terra, se considera são-borjense de alma. Desde a sua adolescência Nilva é apaixonada pela escrita, principalmente por histórias infantis, mesmo sem muito estudo, em sua casa ela coleciona rascunhos escritos, são contos, poesias, romances, histórias inventadas e reais, seu grande sonho sempre foi publicar um livro.
Suas duas filhas sempre apoiaram o seu sonho e em meados do ano de 2002 surgiu a primeira oportunidade de publicar uma obra, mas sem conhecimento de como funcionava a burocracia de publicação e com a falta de recursos financeiros, o livro não ficou como Nilva imaginava, ela então adiou o sonho, mas seguiu escrevendo, sempre tendo as crianças da sua volta, principalmente seus netos como inspiração.
Ela nunca deixou de acreditar que era possível lançar um livro, então seu caminho se cruzou com as pessoas certas. Nilva então conheceu a gráfica Pallotti de Santa Maria e quase na mesma época a diagramadora Ivete Therezinha dos Santos Conceição, ela já conhecia a ilustradora Flávia Simone Moraes Ferreira e com o apoio de todos em sua volta, neste ano de 2023 o livro ‘Os dois irmãos’ foi publicado.
A obra ‘Os dois irmãos’ é um livro de contos infantis, no total são seis histórias, todas ilustradas e que encantam o imaginário infantil e também adulto, no decorrer da leitura o leitor se envolve e se diverte, a autora é apaixonada por todas as histórinhas. Nilva acredita que a escrita seja o seu dom, ela nunca teve muitos recursos, e apesar da sua simplicidade as palavras simplesmente surgem em sua mente e histórias são criadas sem muitas dificuldades.
O livro ‘Os dois irmãos’ além de publicado, está devidamente registrado, podendo ser vendido em livrarias e até on-line. Por enquanto, Nilva pediu a impressão de 300 exemplares, deixou alguns na papelaria Consermaq para serem adquiridos por interessados e outros está vendendo a conhecidos.
Texto: Mariana Diel / Rádio Cultura