O Exército Brasileiro comemorou, no início da tarde desta sexta-feira (2), a conquista da medalha de ouro por Beatriz Souza na Olimpíada de Paris. A judoca, de 26 anos, é sargento da organização. Foi a primeira vez que o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio nesta edição de Olimpíada.
“A 3° Sargento Beatriz Souza, militar do Exército Brasileiro e integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa, conquista a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas Paris 2024 !!! (…) Os integrantes do Exército Brasileiro te parabenizam pela importante conquista e transmitem nosso orgulho de vê-la no lugar mais alto do pódio”, diz a Força.
Beatriz é paulista, nascida em Itariri e criada em Peruíbe. A atleta de 26 anos começou a prática do judô ainda criança, inspirada pelo pai. Poseidonio José de Souza Neto é ex-atleta profissional de judô. A primeira medalha de Bia veio aos sete anos pela Associação Budokan de Peruíbe. Ela chegou a tentar a prática da natação, mas optou por seguir nos tatames.
Aos 15 anos, a medalhista olímpica se mudou para São Paulo para seguir seu sonho. Ela começou sua carreira no Palmeiras e, hoje, atua pelo Esporte Clube Pinheiros.
No currículo, Bia acumula pódios. Nos últimos anos, ela foi vice-campeã mundial em 2022 e medalha de ouro no Grand Slam de Baku e no Open de Varsóvia, em 2023.
Ela também conquistou o primeiro lugar no Pan-Americano de Judô de Calgary, no Canadá, em 2023. No Open de Perth, Austrália, ela foi prata. A medalha de bronze veio no Pan-Americano de Santiago, no Chile, no ano passado.
Judoca, estudante de administração e sargento do Exército, Bia é casada com o ex-jogador de basquete Daniel Souza. Ela fez sua estreia em Olimpíada em Paris.
No último ano, ela foi homenageada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o Prêmio Brasil Olímpico, principal premiação do esporte olímpico nacional. Ela foi eleita a melhor atleta no judô, categoria peso pesado +78kg, de 2023. Hoje, Bia é a quinta colocada no ranking mundial.
Fonte: Rádio Itatiaia