Em um intervalo de cinco dias, o número de municípios gaúchos em situação de emergência por causa da estiagem subiu de 21 para 27. O balanço da Defesa Civil estadual é contabilizado desde dezembro de 2022.
Parte dos decretos foi emitida nos últimos dias do ano passado, entre 29 e 30 de dezembro. É o caso de Cerro Branco e Mata, na Região Central, Jóia e Rolador, no Noroeste, e Lajeado do Bugre e Taquaruçu do Sul, no Norte (veja a lista completa abaixo).
Já o município de Sagrada Família, também no norte gaúcho, foi o primeiro a decretar emergência em 2023, nesta segunda-feira (2).
Do total de cidades que decretaram situação de emergência, sete tiveram os documentos homologados pelo governo do Estado. A homologação possibilita às prefeituras receber ajuda humanitária, como caixas d’água e reservatórios móveis, caso solicitado.
Já o reconhecimento pela União habilita o município a receber recursos . Até agora, apenas Tupanciretã teve o decreto reconhecido.
Há ainda o caso de Paraíso do Sul, que anunciou situação de emergência, mas ainda não fez o decreto. Por isso, não está incluído no balanço.
Nível dos rios
A Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) atualizou, nesta segunda-feira, a situação das bacias hidrográficas gaúchas. São 10 em estado de alerta devido ao baixo nível dos rios — há uma semana, eram nove.
O alerta vale para as bacias do Sinos, Caí, Gravataí, Baixo-Jacuí, Guaíba, Ibicuí, Uruguai, Negro, Santa Maria e Camaquã. As bacias do Guaíba e Negro passaram a integrar a lista nesta semana — por outro lado, o Rio Pardo deixou a condição de alerta.
Já as bacias Apuaê-Inhandava, Ijuí, Quaraí e Mirim-São Gonçalo estão em condição de atenção.
Segundo o prognóstico da Sema, há instabilidade entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina até quarta-feira, mas, depois, o tempo seco predomina, com sol e calor em todo o Estado. Conforma a previsão, a combinação de pouca chuva, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar deve agravar ainda mais a condição da estiagem.
Cidades com decreto de situação de emergência, segundo a Defesa Civil
- Agudo
- Benjamin Constant do Sul
- Cerro Branco
- Cerro Grande
- Cristal do Sul
- Cruz Alta
- Herval
- Jari
- Jóia
- Júlio de Castilhos
- Lajeado do Bugre
- Liberato Salzano
- Maçambará
- Manoel Viana
- Mata
- Palmitinho
- Pinhal
- Redentora
- Rolador
- Sagrada Família
- Santa Maria
- São Gabriel
- São Martinho da Serra
- São Pedro das Missões
- Taquaruçu do Sul
- Toropi
- Tupanciretã
Fonte: GZH