Nas últimas horas, duas comerciantes de Bento Gonçalves procuraram a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento por conta de ameaças. Em ambas as ocorrências, as vítimas, de 20 e 60 anos, receberam mensagens em que supostos integrantes de facções exigiam o pagamento de taxas. E, caso os depósitos não fossem realizados, haveriam retaliações com violência extrema.
De acordo com as informações, para ambas as vítimas, os criminosos afirmaram saber onde moravam, quem eram seus familiares, endereço dos negócios e outras questões. Na conversa com uma das vítimas, o indivíduo que se proclamava “membro de facção” teria dito que, caso não recebesse os valores exigidos, lhe cortaria as pernas e furaria os olhos.
A outra situação de ameaça foi semelhante. Nesta, a jovem de 21 anos recebeu mensagens de um homem dizendo que, caso uma quantia em dinheiro não fosse paga, enviaria os “meninos”. Como os depósitos não foram feitos, ele retornou a enviar mensagens dizendo que “seria na dor”.
Cobranças de taxas e ameaças para quem não fizer o pagamento já foram registradas em outras cidades da Serra Gaúcha. Em 2019, a Polícia Civil recebeu diversas denúncias acerca de comerciantes que estavam sendo extorquidos em Caxias do Sul e, inclusive, vídeos de integrantes de facções circulavam pelas redes afirmando que se o dinheiro não fosse repassado, haveriam consequências.
A polícia civil agora investiga estes casos.
Fonte: Portal Leouve