Uma intensa massa de ar polar, irá ingressar pelo Rio Grande do Sul, na próxima semana derrubando as temperaturas a níveis raramente vistos na história recente e probabilidade de neve nas regiões mais altas, informou a MetSul.
Modelos numéricos analisados, vem indicando que será uma erupção muito intensa de ar gelado, com queda mais bruscas nas temperaturas do que as ocorridas nas últimas semanas. Essa onda de frio intenso, não ficará restrito a região Sul, também irá se espalhar atingindo outras regiões do Brasil.
Segundo a empresa de meteorologia, teremos muitos dias seguidos de temperaturas médias diárias excepcionalmente baixas e no período de quarta até o sábado da próxima semana, prevê que deve ser o período mais gelado, com a possibilidade de temperaturas abaixo de zero durante o dia nas áreas de maior altitude do sul do Brasil. Os dados ainda são preliminares e devem ser confirmado nos próximos dias.
Segundo a MetSul nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil a sensação térmica pode atingir marcas tão baixas quanto -10ºC a -20ºC. E no alto do Morro da Igreja, em Santa Catarina, a 1.800 metros de altitude, a sensação térmica pode ficar entre -20ºC e -25ºC.
Em seu comunicado, a empresa também alertou as autoridades, para que reforcem com urgência as medidas de assistência à população vulnerável, que vive em situação de rua, devido ao perigo de hipotermia que pode levar a morte.
Fonte: Gravataí 24 Horas
Siga: @SbNewsRs
📷: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online