Em meio à onda de calor sobre parte do Brasil, um temporal atingiu municípios do Rio Grande do Sul na sexta-feira (15). O mau tempo provocou estragos pelo estado, causou uma morte e deixou pelo menos 20 feridos. De acordo com levantamento divulgado pelas concessionárias de energia elétrica no fim da manhã deste sábado (16), há 37 mil clientes sem luz.
A vítima em decorrência do mau tempo é Ivone Terezinha Witczak, de 57 anos. Ela estava em um táxi e morreu após ser atingida dentro do veículo por destroços de um galpão que foi destruído por um vendaval no interior de Augusto Pestana, no Noroeste do RS. O motorista, uma passageira e outras três crianças que estavam no carro tiveram ferimentos leves.
Em Caxias do Sul, na Serra do RS, a estrutura que abrigava uma exposição imersiva no estacionamento de um shopping desabou após o temporal. Doze pessoas ficaram feridas.
Em Santo Ângelo, na Região Noroeste, mais de 180 residências registraram danos, principalmente destelhamentos, conforme a Defesa Civil. Houve quedas de árvores e postes. Prédios públicos e escolas foram atingidos. Três pessoas ficaram levemente feridas.
Falta de luz
Ao menos 37 mil clientes do RS ficaram sem luz, segundo balanço. A maior parte foi da área atendida pela RGE — o número que chegou a 25 mil consumidores atingidos na manhã, e à tarde, caiu para 5 mil. Conforme a concessionária, a interrupção do serviço está mais concentrada na Serra, em Santo Ângelo e em Santa Maria.
Na área de concessão da CEEE Equatorial, eram 12 mil clientes afetados. Os pontos com mais casos são Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte.
RGE E CEEE Equatorial afirmam que estão com equipes mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia.
Fonte: G1RS