A direção da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana – Fronteira-Oeste do RS – emitiu nota para alertar a população sobre cobranças indevidas em nome da instituição por meio do WhatsApp.
No documento, os gestores orientam que nenhum pagamento é efetuado ou mesmo cobrado por meios eletrônicos, sejam quais forem.
Os procedimentos ou internações são desenvolvidos e quitados, sempre, de forma presencial.
No que diz respeito aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), não há cobrança de qualquer valor ou espécie nestes casos.
Além disso, a direção afirma que o fato já foi encaminhado às autoridades competentes para a devida apuração de autoria.
Em 2023 houve dois casos de tentativa de fraude identificados, sendo que o mais recente foi anotado na última semana quando o golpista, sob o pretexto de realizar um exame adicional a um paciente, solicitava o depósito de R$ 268,00.
A família desconfiada, procurou a administração do hospital que de imediato detectou o ilícito.
O hospital está colocando à disposição sua ouvidoria e o fone (55) 3414.5500, além de apelar à comunidade, pacientes e familiares que fiquem atentos diante de situações que possam ser consideradas anormais e as eventuais vítimas de golpe procurem a Delegacia de Polícia para registrar o boletim de ocorrência.
Fonte: Correio do povo