A Uergs em São Borja lançou, na quinta-feira (6/6), o documentário “Enchentes marcantes de São Borja: registros sobre a mais impactante (1983) e a mais extensa (2023)”. O material foi produzido em conjunto com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com o apoio de instituições locais. O lançamento com a exibição do documentário ocorreu no auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus, dentro da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente.
O filme apresenta imagens da enchente de 2023, que ocorreu entre outubro e dezembro. Com 57 dias de duração, essa é considerada uma das enchentes mais longas ocorridas no município, assim como as registradas em 1983 e em 2014, de acordo com um dos idealizadores do documentário, o professor Rodrigo Caresani, da Uergs em São Borja.
Além da descrição do fenômeno de 2023, o documentário aborda os impactos da enchente e seus aspectos científicos, políticos, culturais e artísticos. A produção do material audiovisual contou com a colaboração da Defesa Civil do município de São Borja, do Corpo de Bombeiros, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e do grupo artístico “Os Angüeras”.
Já ocorreram exibições na Escola Estadual Técnica Olavo Bilac e no no Instituto Estadual Arneldo Matter.
O documentário está disponível no YouTube.
Fonte: Uergs