No início da madrugada desta terça feira (03/12), a Brigada Militar por meio da equipe de Força Tática salvou um bebê recém nascido que estava com as vias aéreas obstruídas.
Os Policiais foram acionados via COPOM para a rua Treze de Janeiro onde a mãe de 22 anos de idade solicitava socorro, pois seu filho recém nascido com vinte e dois dias havia se engasgado na amamentação e não estava respirando.
Rapidamente enquanto a viatura se deslocava a Policial atendente do 190, estava com a parte na linha, repassando orientação dos primeiros procedimentos a serem adotados.
Diante da situação, a guarnição iniciou a manobra de desobstrução das vias e, durante o deslocamento ao hospital, o bebê apresentou melhora e começou a chorar, tendo as vias aéreas liberadas.
O bebê foi internado no hospital Ivan Goulart em estado estável, para realização de exames. A Brigada Militar reitera o compromisso com a sociedade gaúcha de salvar vidas, e repassa as orientações em caso de engasgamento em crianças recém nascidas.
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
Fonte: Comunicação Social 2° BPAF