A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Santo Ângelo, deflagrou na manhã desta terça-feira (15) a Operação Jogo Limpo, com o objetivo de combater a promoção ilegal de rifas virtuais não autorizadas no município.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de medida cautelar diversa, todos voltados a um empresário local, suspeito de realizar os sorteios por meio do perfil comercial de sua empresa nas redes sociais. A sede da empresa também foi alvo das diligências.

De acordo com a investigação, iniciada em julho de 2024, o investigado promovia as chamadas “ações” — nome utilizado para as rifas — sem autorização da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda. Os sorteios ofereciam prêmios como veículos e dinheiro, com a venda de milhares de números a preços acessíveis. No entanto, as atividades ocorriam sem qualquer tipo de fiscalização, o que colocava em dúvida tanto a data dos sorteios quanto a entrega dos prêmios.
Conforme apurado, a prática gerava lucros expressivos ao empresário, que movimentava valores milionários em suas contas pessoais e da empresa, promovendo a mistura de recursos lícitos e ilícitos, o que caracteriza indícios de lavagem de dinheiro.
Além das buscas, foram bloqueadas as contas bancárias do investigado e da empresa. Também foi determinada a proibição de promover novas rifas virtuais, sob pena de bloqueio judicial dos perfis utilizados para divulgação.
Durante as buscas na residência do suspeito, a polícia apreendeu um revólver calibre .357 com registro de furto, resultando na prisão em flagrante do empresário pelos crimes de posse de arma de fogo de uso restrito e receptação.

O inquérito policial segue em andamento e apura os crimes de jogo de azar, crime contra a economia popular e lavagem de dinheiro. A ação contou com o apoio de agentes da Delegacia de Polícia, DPR, DPPGV, DEAM e da DP de São Miguel.
Fonte: Site Sb News | Com informações da Polícia Civil