Uma ação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santo Ângelo, nas Missões, prendeu 17 pessoas na manhã desta quinta-feira (3). Cerca de 200 policiais participaram da Operação Manager.
O objetivo da ofensiva foi desarticular um grupo responsável pelo tráfico de drogas e por planejar homicídios no município. Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão preventiva.
Ordens judiciais também foram cumpridas em Canoas, Porto Alegre e Alvorada. Dezesseis pessoas foram presas em Santo Ângelo e uma em Canoas.
— Nós tínhamos como objetivo prender o núcleo desse grupo e também indivíduos associados ao tráfico de drogas. A partir de um dos investigados, a gente deu segmento à investigação. Hoje, com as dezenas de buscas e prisões cumpridas, temos ainda mais elementos para seguir a apuração — disse o delegado Rafael dos Santos.
As investigações estavam em curso havia seis meses. Agentes da Draco evitaram assassinatos planejados em pelo menos duas ocasiões, quando foram apreendidas armas e drogas.
Durante as apurações, foi preso um dos gerentes do grupo que controlava a distribuição de drogas e o envio de armas e de criminosos da Região Metropolitana para Santo Ângelo. Outro indivíduo, considerado pela polícia como a liderança da organização criminosa, foi alvo de buscas na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
Fonte: GZH Passo Fundo