A Polícia Civil do RS indiciou quatro policiais da Brigada Militar pela morte de Geovane Matias Maciel, atingido por dois tiros enquanto estava algemado e com as mãos para trás em 4 de março, em Bom Jesus, na Serra do RS. Entre os indiciados está o soldado Emerson Brião, autor dos disparos, que está preso preventivamente.
Em depoimento à Polícia Civil, o soldado Brião afirmou que atirou contra Geovane para se defender de um ataque com faca. O depoimento foi obtido pela repórter Adriana Irion, de GZH. No entanto, um vídeo enviado anonimamente ao Ministério Público mostrou que a vítima estava rendida e algemada no momento em que foi baleada.
O vídeo levou à abertura de um novo inquérito, conduzido pela Delegacia de Polícia de Vacaria. A investigação incluiu laudos de necropsia e balística, oitivas de testemunhas e dos próprios policiais, além de perícia no vídeo. A análise confirmou que os projéteis que atingiram Maciel partiram da arma usada por Brião.
A investigação concluiu que a versão inicial era inverídica e que os policiais alteraram a cena do crime, fornecendo informações incorretas sobre o local da abordagem.
Fonte: Independente