O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se manifestou nesta terça-feira (30) em defesa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após os Estados Unidos imporem sanções ao magistrado.
Nas redes sociais, Leite afirmou que, embora nem todas as decisões do ministro tenham consenso, é inaceitável que outro país interfira em instituições brasileiras. “Trata-se de um ministro da nossa Suprema Corte, escolhido pelo nosso Presidente da República, referendado pelo nosso Congresso e exercendo suas funções de acordo com as nossas leis, gostemos ou não delas”, escreveu.

O governador destacou ainda que, na sua avaliação, Alexandre de Moraes comete acertos e erros, mas reiterou que a autonomia institucional deve ser respeitada. “Não podemos concordar que outro país tente interferir em nossas instituições impondo sanções aos seus membros”, finalizou.
A medida imposta pelos EUA gerou ampla repercussão política após declarações do ex-presidente Donald Trump em tom crítico ao magistrado brasileiro.
Fonte: Site SB News