A 47ª Califórnia da Canção Nativa, que acontece de 10 a 13 de dezembro de 2025, na Concha Acústica César Passarinho, no Parque Dom Pedro II, em Uruguaiana, apresenta este ano uma arte que valoriza as danças tradicionais gaúchas. A obra, intitulada A Arte de Dançar, foi criada pelo artista Anilto Caureo e busca traduzir o movimento e a leveza da dança por meio do contraste entre luz e sombra.

Produzida em tela Paris de 50×70 cm, a pintura teve como base o desenho feito em carvão, borracha e papel para esfumar. Natural de Palmeira das Missões, Anilto explica que a técnica dá vida ao movimento: O esfumado reflete a leveza das danças tradicionais, que são parte importante da nossa cultura afirma o artista.

O festival traz uma novidade nesta edição. O vencedor da Califórnia Estudantil de 2024 terá vaga direta na eliminatória da categoria adulta em 2025, formando um total de 12 concorrentes na final. As inscrições para a competição estarão abertas de 10 de outubro a 10 de novembro.
A programação musical inclui shows de João de Almeida Neto, Chiquito e Bordoneio, Os Chacareiros, Grupo Tareando, Joca Martins, João Luiz Correia, Família Anzolini e, no encerramento, a dupla César Oliveira e Rogério Melo.
Realizada pelo CTG Sinuelo do Pago, a Califórnia conta com apoio da Prefeitura de Uruguaiana, patrocínio da Claro, produção da Vozes do Sul e incentivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura (Pró-Cultura RS).
Fonte: Site SB News | Com Informação Califórnia dá canção Nativa