Prefeitura de Santa Maria nega caso de intoxicação por metanol divulgado pelo Ministério da Saúde

PUBLICIDADE

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.30.38
ms c
WhatsApp Image 2025-02-04 at 11.37.36
400x309_Rancho-Sao-Borja
Vitório
dr pablo
Supermercado Santa Rita
WhatsApp Image 2024-02-20 at 16.15.57
WhatsApp Image 2024-07-09 at 13.40.21
IMG_3484
Guilherme
WhatsApp Image 2025-03-12 at 13.59.41
WhatsApp Image 2025-08-29 at 13.09.35
Banner SBNews
Foto: Biodiesel Brasil - Divulgação

A prefeitura de Santa Maria negou, neste sábado (4), a existência de caso suspeito de intoxicação por metanol no município, após o Ministério da Saúde informar que o Rio Grande do Sul registra duas ocorrências sob investigação — uma em Santa Maria e outra em Porto Alegre. A informação federal faz parte do balanço nacional, que contabiliza 195 notificações de possíveis intoxicações por metanol em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, o total inclui 14 casos confirmados e 181 em investigação. O maior número de registros está em São Paulo, com 162 notificações — sendo 14 confirmadas e 148 ainda em apuração. O estado paulista também confirmou duas mortes relacionadas à substância.

O que diz a prefeitura municipal de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, informou que não há registro de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol no município.

De acordo com a Vigilância em Saúde, nenhuma notificação oficial referente a esse tipo de ocorrência foi recebida nos serviços de saúde locais.

Um caso mencionado pela imprensa estadual havia sido notificado diretamente ao Ministério da Saúde, sem passar pela Vigilância Municipal, e foi posteriormente descartado após exames laboratoriais.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, reforçou que o fluxo de informações segue o protocolo de notificação obrigatória.

– Até o momento, a Vigilância Municipal não recebeu nenhuma notificação de caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol. O caso citado pela imprensa foi comunicado diretamente ao Ministério da Saúde e acabou sendo descartado – explicou Cecília.

O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, destacou que o município mantém monitoramento constante da situação.

– Estamos atentos a qualquer situação que envolva riscos à saúde da população. Até agora, não há nenhum caso de metanol em Santa Maria, mas seguimos em alerta e à disposição para orientar os serviços de saúde e a comunidade – afirmou.

Comitê intersecretarial

Diante do aumento de notificações no país, o governo do Rio Grande do Sul anunciou na sexta-feira (3) a criação de um comitê intersecretarial para acompanhar, de forma rigorosa, possíveis ocorrências de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol no Estado.

A medida, determinada pelo governador Eduardo Leite, envolve as secretarias estaduais da Saúde, da Segurança Pública e da Agricultura. O grupo também contará com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Polícia Civil, da Brigada Militar e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

A nota da prefeitura de Santa Maria
“A Prefeitura informa que até o presente momento não há registro de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol no município. De acordo com a Vigilância em Saúde, não foi recebida nenhuma notificação oficial referente a esse tipo de ocorrência nos serviços de saúde locais.

Um caso mencionado em notícia veiculada pela imprensa estadual havia sido notificado diretamente ao Ministério da Saúde, sem passar pela Vigilância Municipal, e foi posteriormente descartado após a realização dos exames.

A superintendência de Vigilância em Saúde explica que o fluxo de informações segue o protocolo de notificação obrigatória. A Prefeitura segue em monitoramento constante.”

Fonte: O Diário 

Mais recentes

PUBLICIDADE

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.30.38
dr pablo
WhatsApp Image 2023-08-28 at 21.56.08
WhatsApp Image 2024-02-20 at 16.15.57
Rolar para cima