O Rio Grande do Sul teve o primeiro caso de intoxicação por metanol confirmado nesta quarta-feira (8). A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, em entrevista à Rádio Gaúcha. A contaminação, no entanto, teria sido a partir do consumo de bebida alcoólica em São Paulo (SP).
De acordo com Ritter, a vítima deu entrada no Hospital São Lucas da PUCRS, na Capital, em 30 de setembro, com sintomas como febre, dor abdominal e dor de cabeça, além de visão turva e alteração na percepção de cores. Os sintomas surgiram entre 12 e 24 horas após o consumo.
O homem de 42 anos teria bebido duas caipirinhas de vodca em viagem a São Paulo no último dia 26. O indivíduo já recebeu alta, mas segue em acompanhamento, relatando apenas cansaço.
Conforme o secretário, o hospital requisitou a análise em laboratório próprio (privado) e o laudo ficou pronto na madrugada desta quarta-feira, quando a instituição fez a notificação às autoridades. A Vigilância em Saúde está acompanhando o caso.
O secretário ressaltou que este caso confirmado é importado, mas há um segundo caso em investigação, de um jovem de 23 anos que é atendido na Santa Casa. As equipes estão verificando a origem da bebida consumida, que teria sido vinho. A primeira suspeita foi descartada na terça-feira (7).
Fonte: GZH