O policial militar Lucas Boff Turchiello, lotado no 45º Batalhão de Polícia Militar (45º BPM) de Santiago/RS, protagonizou um ato de bravura no litoral norte gaúcho ao salvar um homem de 50 anos de um afogamento grave, mesmo estando de folga.
O militar, que exerce a função de agente de Inteligência no 45º BPM, é convocado anualmente durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro para atuar como guarda-vidas no litoral do Rio Grande do Sul. Nesse período, afasta-se temporariamente das atividades em Santiago e passa a atuar à disposição do Corpo de Bombeiros Militar, com a missão de prevenir afogamentos e salvar vidas.
Na última quinta-feira, 19 de fevereiro, por volta das 16h55min, o soldado Turchiello praticava atividade física na praia do Balneário Sereia do Mar, em Arroio do Sal, durante seu horário de folga, quando percebeu uma situação crítica: um homem estava sendo arrastado por uma corrente marítima de retorno para uma área de grande profundidade, sem conseguir retornar à faixa de areia. O ponto da praia estava, naquele momento, com a guarita desativada.
Mesmo sozinho e sem qualquer equipamento de flutuação que pudesse auxiliar no resgate, o policial lançou-se imediatamente ao mar. Após intenso esforço, conseguiu retirar a vítima da água.
O homem, identificado como Juarez, 50 anos, encontrava-se em grau 3 de afogamento, considerado uma emergência grave. Durante a ação, o próprio militar aspirou grande quantidade de água, o que exigiu que ambos fossem encaminhados rapidamente para atendimento médico.
Neste sábado, 21 de fevereiro, dois dias após o ocorrido, o soldado já havia retornado normalmente às atividades, atuando novamente em uma guarita, atento aos banhistas e pronto para cumprir sua missão.

















