O encerramento da 12ª edição da Cavalgada da Amizade, realizado neste domingo (27), em Ivoti, no Vale do Sinos, foi marcado por um incidente que assustou participantes e deixou dois cavalos mortos. Um ataque de abelhas, ocorrido próximo ao Núcleo de Casas Enxaimel, resultou ainda em 13 pessoas feridas, algumas encaminhadas para atendimento médico em estado mais grave.
A Cavalgada da Amizade, que iniciou na sexta-feira (25), reuniu cerca de 150 cavalarianos no CTG Sentinela da Tradição, em Ivoti, percorrendo trajetos por Lindolfo Collor, Estância Velha e Portão. O evento é conhecido por celebrar os costumes e valores do povo gaúcho, exigindo dos participantes a Guia de Trânsito Animal (GTA), exames atualizados dos animais e uso da pilcha tradicional.
Conforme comunicado da Brigada Militar, que prestou apoio aos Bombeiros Militares no local, durante o ataque foram feitas diversas fogueiras para gerar fumaça e tentar conter as abelhas. A área foi isolada para a futura remoção do enxame, que está alojado em um coqueiro.
Até o momento, os números de feridos podem sofrer alterações, conforme possíveis reações tardias de participantes atingidos pelas picadas.
Fonte: Portal Martin Behrend