José Augusto Suaid é o foi reeleito Intendente de Santo Tomé no pleito deste domingo (31), quando obteve 9.608 votos (60,2%). Carlos Farizano é o vice-intendente eleito, ambos integrando a coligação Vamos Corrientes. O candidato da coligação Primeiro Santo Tomé, Victor Giraud obteve 5.177 votos (32,5%). O candidato do Presidente Milei, German Zapata da La Libertad Avanza obteve apenas 765 votos (4,8%). Estavam aptos a votar 23.575 eleitores, compareceram 16.318 eleitores, representando uma abstenção de 30%.
Para o Concejo Deliberante (Câmara de Vereadores) foram eleitos seis novos concejales: quatro da Coligação do Intendente Suaid (Carmen Braña, José López, Maria Almirón e Juan Centeno) e dois da “Oposição” (Pablo Leguiza e Maia Andrade). Com três mulheres e três homens eleitos é mantida a paridade de gênero, conforme determina a Legislação da Província de Corrientes garantindo a representação igualitária nas Casas Legislativas (50%).
Em nível estadual (Província), o atual Intendente de Ituzaingó, Juan Pablo Valdés, irmão do atual governador Gustavo Valdés, foi eleito no primeiro turno com 330.994 votos (51,9%) vencendo o peronista Martin “Tincho” Ascua que obteve 127.415 votos (20%). Já o ex-governador Ricardo Colombi obteve 106.455 votos e o candidato do Presidente Milei, o deputado Lisandro “El León” Almirón, decepcionou, ficando em quarto lugar com apenas 60.647 votos – menos de dez por cento dos eleitores da Província de Corrientes (664.695).
O atual governador Gustavo Valdés foi eleito para o Senado Provincial, assim como Roman Naya de Santo Tomé. Naya é o presidente da Câmara de Comércio local, foi concejal, e, é proprietário da conhecida “La Bodeguita”, comércio de vinhos de Santo Tomé. (Jorge Luiz Goulart Roos, especial para o SB News)
Fonte: Site SB News