O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Universitário do Pampa, deputado Tiago Cadó (PDT), celebrou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), formalizado nesta quinta-feira (11), em Brasília. O documento, que marca o avanço para implantação do hospital com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), permitirá a realização de estudos técnicos para a implantação do Hospital Universitário do Pampa (HUP) em Uruguaiana.
“Dia histórico. Nossa região está cada vez mais perto de ter o Hospital Federal que será fundamental para reduzir o déficit atual de quase 500 leitos hospitalares na Fronteira Oeste, além fortalecer a formação acadêmica da Unipampa nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina”, ressalta Cadó. O deputado ainda observa que o avanço facilita a captação de recursos e apoios institucionais essenciais para a construção futura do hospital.
De acordo com Cadó, a articulação política por meio da Associação dos Municípios da Fronteira Oestes (AMFRO) e da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO), representa um anseio de toda comunidade regional que deu voz a nível de Estado ao projeto que já tem garantia de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão de reais do deputado federal Afonso Motta.
A assinatura, na sala de atos do MEC, contou com a presença do reitor da Unipampa, Edward Pessano; da vice-reitora, Francéli Brizolla; da diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia; da pró-reitora de Desenvolvimento e Assistência Estudantil, Honória Ferreira; da pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Claudete Martins; e, do diretor do Hospital Universitário Veterinário, Inácio Brandolt.
Matéria: Irineu Fontela Filho (MTE 17.690)

















