Um casal de idosos foi encontrado morto e com sinais de espancamento dentro da própria casa em Brochier, no Vale do Caí, na manhã desta quinta-feira (19). O crime foi registrado após a localização de um veículo incendiado no interior do município.
Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como João Dormalino da Silva, 82 anos, e Doraci Alves da Silva, 79. Um suspeito — cuja identidade não foi revelada — foi preso pela Brigada Militar e encaminhado à Delegacia de Montenegro.
Conforme a corporação, o automóvel — um Volkswagen Gol — foi encontrado incendiado e abandonado na localidade de Bom Jardim. A BM foi acionada a partir do relato de vizinhos.
Com a identificação do proprietário do veículo, os policiais se dirigiram à casa dele, na região central de Brochier, a oito quilômetros de distância de onde foi encontrado o carro.
No imóvel, os brigadianos localizaram o casal de idosos mortos sobre a cama. A mulher estava com a mãos amarradas. Segundo o delegado Alex Edmundo Assmann, o homem apresentava sinais de agressões.
A Polícia Civil acredita que o casal foi morto com o uso de um objeto contundente.
No começo da tarde, a BM informou que localizou um suspeito em uma área de mata próxima ao local do crime. Ele foi abordado e recebeu voz de prisão em flagrante.
O delegado de Brochier acredita que, pelas circunstâncias do crime, o assassino conhecia o casal. O idoso tinha registrado, no mês passado, uma ocorrência por ameaça contra um inquilino de uma propriedade. Não há confirmação se o homem preso pela BM era esse inquilino.
— Acreditamos que o suspeito tenha tido acesso sem resistência à residência do casal. Testemunhas viram os dois conversando ontem — afirmou o delegado.
Embora a Polícia Civil trabalhe com a possibilidade de uma possível desavença por questões de dívidas, a hipótese do casal ter sido vítima de latrocínio (roubo com morte) não está descartada — já que o veículo do casal foi levado.
Cidade “sem crimes” violentos
Brochier não registrava homicídios havia sete anos, desde 2019. Com a morte do casal de idosos, o município do Vale do Caí chegou a seis crimes deste tipo desde 2002.
Caso o latrocínio seja confirmado pelas autoridades, será o o primeiro crime do tipo desde 2002 – ano em que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) começou a registrar os índices de criminalidade no município.
A cidade é conhecida pela tranquilidade. Em 2025, por exemplo, não registrou nenhum furto ou roubo de veículos.
Fonte: GZH

















