Comercial da Havaianas com Fernanda Torres gera reação e pedidos de boicote da direita; entenda a polêmica

PUBLICIDADE

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.30.38
ms c
WhatsApp Image 2025-02-04 at 11.37.36
400x309_Rancho-Sao-Borja
Vitório
dr pablo
Supermercado Santa Rita
WhatsApp Image 2024-02-20 at 16.15.57
WhatsApp Image 2024-07-09 at 13.40.21
IMG_3484
Guilherme
WhatsApp Image 2025-03-12 at 13.59.41
WhatsApp Image 2025-08-29 at 13.09.35
Banner SBNews
WhatsApp Image 2025-12-08 at 12.04.19
Até o momento, a Havaianas e a atriz Fernanda Torres não se manifestaram sobre as reações Foto : Reprodução/Havaianas/Instagram

Uma campanha publicitária da marca brasileira de sandálias Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, gerou forte repercussão nas redes sociais e provocou reações de políticos e influenciadores ligados à direita, que passaram a defender um boicote à empresa.

A polêmica teve origem em um trecho específico do comercial, no qual a atriz subverte a expressão popular “começar o ano com o pé direito”, tradicionalmente associada à sorte, ao desejar que as pessoas iniciem 2026 “com os dois pés”.

“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não, não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, né? Depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés”, diz a atriz. “Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo! De corpo e alma, da cabeça aos pés”, continua.

Apesar de não haver qualquer menção direta à política, a fala foi interpretada por políticos, militantes e influenciadores de direita como uma suposta mensagem ideológica disfarçada.

Entre as reações está a do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram no domingo, 21, ele critica a escolha da atriz como garota-propaganda da marca e acusa a campanha de fazer oposição à direita.

“Eu me enganei, eles escolheram para ser a garota propaganda da sandália uma pessoa declaradamente de esquerda. Uma pessoa que não está nem aí, ou melhor, defende a prisão da Débora do batom da Adalgilza, da Iraci Nagoshi e ainda fala para você não começar o ano com o pé direito”, afirmou.

No vídeo, Eduardo Bolsonaro joga um par de chinelos no lixo e conclui: “o pé direito e o esquerdo” fora. Ele ainda comparou a Havaianas a uma empresa de cerveja que, segundo ele, teria se “descolado da realidade” nos Estados Unidos e acumulado prejuízos bilionários. “Quem lacra não lucra”, escreveu.

Morando atualmente nos EUA, o ex-deputado disse que costumava enxergar a sandália como um ícone do Brasil.

Outros parlamentares de direita também endossaram as críticas. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um trocadilho com o slogan mais conhecido da marca, “Havaianas: todo mundo usa”, para sugerir um boicote. “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”, escreveu nas redes sociais.

Já o deputado federal Rodrigo Valadares (PL-SE) afirmou que a empresa estaria promovendo uma “campanha política explícita” e citou marcas concorrentes como alternativa.

Até o momento, a Havaianas e a atriz Fernanda Torres não se manifestaram sobre as reações à campanha.

Fernanda Torres ganhou projeção internacional recente com o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que conquistou o Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional, a primeira vitória do Brasil na categoria.

A Havaianas é uma das marcas brasileiras mais reconhecidas no mundo, criada em 1962, presente em mais de 100 países e associada à imagem de brasilidade, inovação e estilo de vida descontraído.

Fonte: Correio do povo

Mais recentes

PUBLICIDADE

WhatsApp Image 2025-12-08 at 12.04.19
WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.30.38
dr pablo
WhatsApp Image 2024-02-20 at 16.15.57
Rolar para cima