A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) de Bagé realizou, nesta quinta-feira (15), a restituição de um tanque-graneleiro avaliado em mais de R$ 100 mil a um produtor rural. O equipamento havia sido furtado em 2024 no município de Salto do Jacuí e foi recuperado nesta semana em Dom Pedrito, durante uma operação da Polícia Civil.
O trabalho investigativo foi coordenado pelo delegado Guilherme Fagundes Nunes e integra uma ação mais ampla para desarticular um esquema criminoso de furto e receptação de maquinários agrícolas de alto valor na região.
A vítima, um agricultor de 52 anos, viajou até Dom Pedrito para reaver o maquinário, acompanhado pela Polícia Civil. Devido ao porte do equipamento que pesa cerca de 8 toneladas a operação de restituição exigiu o uso de um caminhão-munck para o transporte.
A localização e a recuperação do tanque-graneleiro ocorreram na última segunda-feira (12), após trabalho de rastreamento realizado pela DECRAB/Bagé.
Mesmo com o sucesso da recuperação, as investigações continuam. A delegacia especializada segue apurando a atuação do grupo responsável pelo furto e receptação desses equipamentos na região. Segundo o delegado Guilherme Fagundes Nunes, a participação dos produtores rurais no registro formal de ocorrências é fundamental para o combate a esse tipo de crime.
Cada registro é uma peça fundamental para que possamos mapear a ação desses grupos criminosos e intensificar o combate a esses delitos. Acreditamos que esta recuperação é um passo importante, mas estamos trabalhando para identificar e responsabilizar todos os envolvidos neste esquema — afirma o delegado.
A Polícia Civil reforça que a repressão aos crimes rurais continua sendo uma prioridade, com ações focadas na recuperação de patrimônios e na responsabilização dos autores.
Fonte: Site Sb News | Com informações da Polícia Civil