A formação de um ciclone extratropical deve trazer chuva, vento forte e queda de granizo no Rio Grande do Sul. O tempo muda já na segunda-feira e deve permanecer instável até a quarta-feira. A Defesa Civil alerta para os riscos de queda de árvores e postes.
“É muito importante que você não fique exposto às rajadas de vento mais fortes. Procure abrigo e acompanhe as informações da Defesa Civil”, recomenda a chefe da comunicação social da Defesa Civil estadual, tenente Sabrina Ribas.
Na segunda-feira à tarde, a chuva ingressa no Rio Grande do Sul pelo Oeste. A previsão é de precipitação fraca a moderada. Os ventos se intensificam nessa região e também no Litoral.
Na madrugada de terça-feira, há risco de temporais isolados, com chuva pontualmente forte, descargas elétricas, granizo e ventos intensos na maior parte do estado. O vento deve atingir velocidades entre 40 km/h e 60 km/h na maioria das regiões. No Extremo-sul, Costa Doce e Litoral, os ventos serão mais intensos, podendo chegar a 80 km/h, podendo atingir 100km/h pontualmente.
O tempo segue instável na quarta-feira e a chuva chega ao Leste do estado. As rajadas de vento devem atingir velocidades entre 40 km/h e 80 km/h. No Litoral e na Serra, o vento pode chegar aos 100km/h.
“Com a possibilidade de rajadas mais intensas, temos que observar possíveis ocorrências de danos em telhados, quedas de árvores e postes, que causam interrupção no fornecimento de energia elétrica”, afirma a tenente Sabrina Ribas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de perigo iminente, para os ventos costeiros no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina, com possível avanço de dunas sobre as construções. As condições devem durar das 18h de terça às 21h de quarta.