Um homem foi preso com 105 quilos de cocaína dentro de um carro, em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. De acordo com o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, essa é a maior apreensão da droga no Rio Grande do Sul desde o início do ano. O caso ocorreu na quinta-feira, sendo divulgado nesta sexta.
A abordagem do motorista aconteceu na BR 116. Porém, ao longo de um mês, o suspeito já era monitorado por agentes da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN), que descobriram que ele recebia ilícitos em Santa Catarina e os transportava em um Ford Focus ao Estado gaúcho.
Em meio a buscas no interior do automóvel, os policiais encontraram, no bagageiro, quatro malotes com mais de 100 tijolos de cocaína. O valor da droga “no atacado”, ou seja, no local de origem, é de aproximadamente R$ 3,1 milhões. Já nas ruas (“varejo”), o lucro do tráfico com a revenda poderia ultrapassar R$ 10 milhões.
O delegado da 3ª DIN, Joel Wagner, suspeita que o narcótico tenha sido produzido na Bolívia, Colômbia ou Peru. Conforme o titular da especializada, a ação faz parte de uma estratégia da Polícia Civil para intensificar ofensivas contra a venda ilegal de entorpecentes e, assim, descapitalizar as organizações criminosas.
Ainda segundo o delegado, o homem preso tem 42 anos, soma antecedentes por tráfico e integra uma facção com base no Vale do Sinos. O criminoso exerceu o direito constitucional de permanecer calado após a prisão.