A articulação feita por Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo nos Estados Unidos a favor do tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil é condenável, disse Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul, em entrevista ao UOL News hoje.
O que a família Bolsonaro, incluindo o ex-presidente e o deputado Eduardo nos Estados Unidos, fez em relação à articulação para a imposição dessas tarifas é absolutamente imperdoável. Colocar o país para ter um sacrifício enorme das empresas e dos empregos em função de um interesse pessoal não pode ser admitido.
Naturalmente, a tentativa de interferência de outro país em nossa soberania a partir dessas tarifas como uma sanção também não pode ser admitido.
De outro lado, também não podemos ignorar que o presidente Lula tem tido manifestações recorrentes ao longo de sua trajetória de alinhamento a ditaduras de países que não são democráticos e muitas vezes de um discurso antiamericano, o que fragiliza essa relação com um parceiro comercial importante que temos historicamente.
Esse pragmatismo que é fundamental nas relações nas quais sempre fomos protagonistas e com capacidade de interlocução internacional é que precisa reger esta relação.
Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul
Leite defendeu uma negociação pragmática entre Brasil e EUA, sem que o governo federal ceda à pressão em torno do julgamento de Jair Bolsonaro.
Lula é o presidente da República e precisa conduzir de alguma forma, trazer essa discussão mesmo que ela comece com esse fator tão difícil de ser superado, que é a tentativa de interferir em um processo interno nosso.
Terá que sentar-se à mesa, abrir um canal de comunicação pelos meios possíveis e buscar identificar com os EUA as outras demandas em relação ao Brasil, para que possamos estabelecer uma negociação comercial ou de ações, como foi o caso do México.
Ceder, do ponto de vista institucional, no que diz respeito ao processo do ex-presidente não é o caso. Mas terá que identificar outros temas e trazê-los para a negociação para esse ambiente.
Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul
Fonte: UOL