O governador Eduardo Leite afirmou, nesta quarta-feira, que o Rio Grande do Sul está “mais preparado” frente a novas chuvas que assolam o território gaúcho. O episódio já deixou um lastro de estragos, desabrigados, mortes e desapareidos.
“Estamos mais fortes. Nós reforçamos equipes da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Brigada Militar, com equipamentos, estrutura que ajudam a dar um resposta melhor para uma situação como essa”, afirmou o governador em manifestação gravada nas redes sociais, na tarde de hoje
De acordo com ele, as chuvas dos últimos dias não podem ser comparadas com as de maio do ano passado. “Existem muitas situações pontuais criticas, mas, até o momento, nossas informações não dão conta de qualquer coisa parecida com o que o Estado viveu no ano passado”, ressaltou Leite.
As atuais chuvas dão conta de 450 mm de precipitação, enquanto as de 2024 ultrapassaram os 1000mm, lembrou ele, afirmando que o Estado está mais preparado para agir em casos extremos. Citou ainda o investimento de R$ 300 milhões, retirando mais de 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos de rios, canais e córregos.
Fonte: Correio do Povo

















