O apresentador Fausto Silva, 75 anos, mais conhecido como Faustão, foi submetido a um transplante de fígado na quarta-feira (6). Além disso, ele passou por um retransplante renal, já planejado há um ano, nesta quinta-feira (7).
Faustão está internado desde o dia 21 de maio devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse, conforme boletim médico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, divulgado na noite desta quinta.
“Os procedimentos ocorreram após o Einstein ser acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e confirmar a compatibilidade dos órgãos doados por doador”, diz o texto
Durante o tempo internado, ele passou por controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional.
Histórico de saúde de Faustão
Essa não é a primeira vez que Faustão enfrenta problemas de saúde nos últimos anos. Em agosto de 2023, o apresentador foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e passou por um transplante de coração.
À época, ele foi colocado como prioridade na lista de espera pelo órgão devido à gravidado do seu caso. Após o procedimento cirúrgico, o apresentador participou de uma campanha do Ministério da Saúde para explicar e incentivar o transplante de órgãos no país.
— É uma luta de todo mundo. Não tem partido político. É a luta pela vida — afirmou em um vídeo do Setembro Verde.
Alguns meses depois, Faustão foi submetido a outro transplante — dessa vez, de rim. A nova cirurgia, realizada em fevereiro de 2024, não teve relação com o primeiro procedimento. O transplante ocorreu em função de um agravamento de uma doença renal crônica.
Apesar da cirurgia ser bem sucedida, o corpo de Faustão passou a rejeitar o novo rim. O apresentador, então, passou por um tratamento intensivo para que seu corpo aceitasse o órgão — processo que deu resultado. Desde então, Faustão faz visitas regulares ao hospital para fazer hemodiálise.
— Acham que eu fico hospitalizado direto. Eu vou duas vezes por semana para fazer diálise, que é um aparelho que filtra toda a questão do rim — afirmou o apresentador ao Fantástico, da TV Globo, em agosto de 2024.
Em janeiro de 2025, no entanto, o Faustão voltou a ser hospitalizado. À época, ele foi internado para tratar de uma infecção. Apesar do susto, o comunicador foi liberado após alguns dias. Desde então, Fausto Silva vem se mantendo longe dos holofotes.
Fonte: GZH